Timeline System
O Timline System é um sistema que junta em um único local a organização de informações e o controle das nossas atividades. Há uma estrutura composta por três tipos de espaços, conhecidos como Containers de Informação. A movimentação de notas entre os Containers modifica o estado da atividade relacionada a cada Container.
No vídeo e texto abaixo há informações mais detalhadas a respeito de como usar o sistema. Caso necessite de mais ajuda, recomendo meus Cursos ou a Mentoria.
Organização
Containers de Informação
No que se refere à organização, conteúdos e informação relacionadas a determinados tópicos são agrupadas em espaços denominados Containers de Informação.
Algo que você está estudando, por exemplo, uma matéria da faculdade; seus documentos pessoais; tudo sobre algo que você já aprendeu a respeito de algum tema; os textos que escrevo sobre os vídeos que pretendo gravar e publicar no YouTube; e até mesmo algo tão complexo quanto um projeto.
Enfim, pense nos Containers de Informação como agrupadores de informação, que se tornam muito mais eficientes quando estão juntas e quando podem ser encontradas em um mesmo local.
Representação de Containers de Informação em alguns aplicativos:
- Computador: pastas.
- Evernote: cadernos ou etiquetas.
- Mundo Real: caixas
- Obsidian: pastas.
- Trello: quadros ou listas.
Controle de Atividades
Imagine uma estante com três prateleiras. Ao mudar seus Containers de Informação (caixas) de uma prateleira para a outra, você está mudando o status da atividade relacionada àquele Container.
Action
A prateleira mais ao topo, mais ou menos da altura de uma mesa, é onde você trabalha e ali estão as caixas que você está usando no momento. Esse grupo de caixas é denominado “Action Containers”. Em outras palavras, são as caixas em uso. O trabalho em progresso.
Mas “em progresso” não significa apenas fazer fisicamente. Por exemplo, se estou escrevendo este texto para produzir um vídeo, ou se estou apenas cogitando escrever este texto, a nota onde está sendo escrito está em uso. Só deixa de estar em uso se eu concluir o trabalho publicando o vídeo ou abandonar a ideia por completo.
Continuarei com a analogia das caixas de papelão porque cada aplicativo guarda conteúdo de uma forma diferente.
Timeline
Se a caixa que está no topo da prateleira só contém conteúdo em progresso, é preciso mover as informações a respeito do vídeo publicado para outro local. Este local é a prateleira mais abaixo, denominada Timeline. Mas, se movermos a caixa inteira de produção de vídeos para lá, perderemos o espaço para guardar os vídeos que virão. Portanto, no mundo real e em alguns aplicativos como o Obsidian, é preciso haver na prateleira Timeline caixas idênticas às que estão na prateleira Action. É dessa forma que podemos pegar algo que tememos de em uma caixa e colocar na outra.
No caso do Evernote, por exemplo, podemos usar etiquetas para classificar notas e manter todas elas em um único caderno chamado Timeline. Mas não quero me aprofundar demais nas especificidades dos aplicativos neste momento.
Há situações, entretanto, em que não vamos usar mais aquela caixa e podemos mover a caixa inteira para a Timeline.
Porém, o conteúdo que vai para a Timeline não está ali para ser abandonado. Ela cumpre alguns papéis:
- Consulta — Determinadas informações servem apenas como material de referência. É quase como uma memória de longo prazo. Às vezes, tudo que preciso é ler algo antigo, ou até mesmo olhar para uma imagem em um documento para lembrar de algo.
- Usar Novamente — Pode ser necessário trazer de volta alguma “caixa para o topo da mesa”. Não é muito comum, mas acontece. Por exemplo, se um cliente volta a trabalhar comigo, vou à Timeline, localizo e movo o Container dele para a prateleira Action.
- Arquivo Morto — E há Determinados tipos de informação nunca mais vamos consultar ou precisar, mas como não há como saber, sugiro guardar tudo que for antigo na Timeline.
Static
Entre a Timeline e Action, há uma terceira prateleira, a Static. É aqui que guardamos os Containers que nos auxiliam no dia a dia. Pense, por exemplo, nos objetos que você tem sobre a sua mesa para apoiar e auxiliar no seu trabalho. Canetas, um carregador do telefone, manuais, livros e até o computador estão ali para te ajudar a fazer o trabalho.
De volta aos Containers, os que tenho na prateleira Static no meu Obsidian, por exemplo, são a pasta contendo minha Base de Conhecimento, a pasta com os Documentos da Família, a pasta Video Production, com os materiais que uso na produção dos meus vídeos, e assim por diante.
O que está na prateleira Static está ali por conta de uso ou consulta frequente, mas se deixar de ter utilidade, vai para a Timeline. Por exemplo, quando um documento vence, ele deve ser movido para a pasta Documentos na Timeline e o novo documento adicionado à prateleira Static.