Mesmo fazendo uma busca no Google usando o meu nome completo, o que aparecia no topo da lista era o meu perfil no Médium. Onde foi parar o meu site? Por que o Google decidiu mostrar o Medium como meu perfil principal?

A primeira coisa que veio à minha mente foram os links canônicos, que uso em todos os meus artigos publicados no Medium. Na prática, isso significa que, quando alguém faz uma busca no Google ou usando outros mecanismos, os links para os artigos encontrados são sempre os que apontam para o meu site e não a versão que publiquei no Medium.

Ou seja, uma possibilidade era um problema com o recurso de links canônicos no Medium ou, quem sabe, o Medium estava deliberadamente ignorando os links que coloco lá.

A verdade é que eu já estava basicamente convencido de que o problema era o Medium e eu teria que abandonar o serviço.

Em retrospectiva, o que me intrigou mais nessa situação toda foi eu ter chegado tão rápido a esta conclusão. Errada, diga-se de passagem. Sou filho de pesquisador, minha esposa é pesquisadora e meu círculo de amizades está repleto de pesquisadores. Sem mencionar que no meu curso de economia e pós-graduações, artigos científicos e números eram o normal. 

Às vezes penso que é o efeito “achismo” das redes sociais que anda nos afetando a todos. Enfim, de volta à minha saga.

Antes de tomar a atitude radical de dizer aos meus leitores que abandonaria o Medium, resolvi respirar fundo por alguns dias e realizar algumas buscas online para tentar entender o que estava acontecendo.

O Google Search Console foi uma das inúmeras coisas que descobri. Honestamente, nunca nem sequer havia ouvido falar disso, mas quando comecei a usar a plataforma, meu cérebro quase explodiu. Impressionante a quantidade de informações que há ali. E dentre elas, estava uma frase assustadora: “Duplicate, Google chose different canonical than user”. 

Em outras palavras, o Google estava escolhendo links canônicos diferentes do que eu havia definido. Maldito Medium, pensei. Mal sabia eu que meu cérebro estava novamente me pregando uma peça. Mais tarde, descobri que os links canônicos problemáticos não tinham nenhuma relação com o Medium. Aliás, aqui cabe uma pequena explicação.

Quando ativamos o Google Search Console pela primeira vez, os dados não estão todos lá. Os números vão surgindo ao longo dos próximos dias. Ou seja, a falta de informação estava alimentando minha especulação e quase me fazendo decidir por um caminho incrivelmente errado.

Dias depois começaram a surgir dados relativos a sites com links que levam pessoas para o meu site e, para minha surpresa, lá no topo, reinando absoluto, estava o Medium. E comparando com a segunda posição, a distância é imensa. Ou seja, não é o Medium. Ao contrário, ele, provavelmente, é a única coisa fazendo com que novas pessoas descubram o meu site. Uma ótima notícia. Mas e agora, o que está causando este problema?

Horas e horas de pesquisa online e nada. A resposta veio en passant durante uma das minhas longíssimas conversas com o Gemini. Em um dado momento, quando ele mencionou algo relacionado a esconder sites de mecanismos de busca, pensei: “que m****, já sei o que é”, enquanto aquele inquestionável sentimento de desespero inundava meu corpo. 

Quando comecei o processo de migrar meu site para o Obsidian Publish, ativei uma configuração que bloqueava mecanismos de busca. Fiz isto porque eu sabia que o site ficaria caótico por algum tempo e não queria o Google indexado aquela bagunça toda. Não me arrependo de ter feito, mas deveria ter criado um lembrete para mim mesmo para desfazer aquela configuração.

Nenhum de nós pode voltar no tempo e por isso, nessas horas, o que penso é no que posso aprender com o meu erro. Neste caso, é muto claro que tenho que criar algum tipo de lembrete, como uma tarefa ou compromisso na agenda.

Mas, agora que a tempestade passou, vejo tudo isto como muito positivo. Aprendi muitas coisas novas e naquele momento de desespero, quando achei que perderia o aspecto social do Medium, acabei reativando minha newsletter, que renomeei para “Friday Fix”. É basicamente uma lista de tudo que postei na semana, de artigos a vídeos, enviada automaticamente toda sexta-feira.

Por fim, deixo uma reflexão. Quantas vezes você viu artigos, muitos deles publicados no próprio Medium, dizendo que o Medium é algo muito ruim para seu site? Pode ser que sim, pode ser que não. No meu caso, ele é um grande aliado, provavelmente porque uso links canônicos. Mas o aprendizado mais importante é sempre olhar para fatos. Analisar números! E no caso de sites, aprender a usar o Google Search Console te dará uma ótima visão da realidade, que pode ser muito diferente dos “achismos” que vêm sendo publicados por aí afora.

No mais, divirta-se!