O que não tem solução, solucionado está.
A frase “o que não tem solução, solucionado está” aparece em diversos livros do meu autor predileto, Fernando Sabino. No caso dele, a impressão que fica é de que há certas cosias na vida que não podemos mudar e o melhor a fazer é aceitar. Porém, a minha visão a respeito dessa frase é um pouco diferente. Está mais ligada a algo que meu pai sempre diz: “Há solução para tudo, exceto a morte”.

Não sei se você já passou por isso, mas às vezes a nossa mente quase entra em pane de tanto tentarmos encontrar uma uma saída para um problema. Naquele momento, tudo parece terminar em barreiras insuperáveis, completamente impossíveis de serem contornadas.
Com o passar dos anos, aprendi algo que funciona muito bem tanto para a vida pessoal quanto profissional. Simplesmente vá fazer outra coisa. Foque em outro trabalho ou problema e, de repente, você ouvirá aquele click interior.
“Já sei!” 🎉
Isto acontece porque, ao alternar, o
seu cérebro continuará processando o primeiro problema nos bastidores e tudo que você precisava era relaxar ou ver o problema a partir de outros ângulos. E é exatamente o que acontece quando nos afastamos da situação momentaneamente. O cérebro relaxa e, ao mesmo tempo, ao olhar para outras atividades, termina por encontrar alternativas em locais inesperados.
Porém, há um detalhe importante. O click tem que vir acompanhado de conseguirmos voltar para o ponto onde estávamos antes. No nosso trabalho, alternar pode ser tanto escolher outro quadro Kanban, quanto outro cartão como foco. Não faz diferença. O que importa é alternar. Porém, é fundamental termos quadros bem construídos. Espaços que, dentre outras coisas, congelem o momento de um trabalho em progresso e nos propiciem a calma e a certeza de que tudo estará lá quando voltarmos.
Curso: Workflow-C
No que diz respeito a projetos pessoais, os “Containers de Informação” que uso no Timeline System cumprem exatamente o mesmo papel. Tudo que deixei guardado cronologicamente lá, estará lá quando eu voltar.
Enfim, no meu caso, o click surge de duas formas. Uma delas é finalmente visualizar a solução que parecia impossível, mas que agora ficou tão óbvia. A outra é conseguir enxergar o problema em si como uma vantagem e tirar proveito dele. Essa segunda é a que eu mais gosto. É quase como vencer uma batalha usando as estratégias do adversário.
De volta à minha visão a respeito do mantra do Sabino. “O que não tem solução”, ou seja, o problema em si, “solucionado está”, em outras palavras, usar o problema como a solução propriamente dita.
Quando isso acontece, é uma satisfação imensa, mas lembre-se, alternância também significa fazer algo muito difícil atualmente, desligar a mente por completo, como que numa longa pausa da Técnica Pomodoro. Mas isto é assunto para outro momento.
Organize sua vida usando o Timeline System. Tenha uma equipe eficiente com a ajuda do Workflow-C, um sistema que ensino há mais de uma década. Precisa de ajuda? Entre em contato! 😉